Decor * Dicas para decorar o exterior da sua casa
A decoração de um espaço exterior é tão importante como qualquer outra divisão da casa. É nesta altura do ano, dos dias quentes e das agradáveis noites de verão, que usamos e abusamos dos nossos jardins e varandas e, como tal, devemos escolher cada pormenor de acordo com os nossos gostos, as nossas necessidades e a nossa rotina.
Quando pensamos em decorar um espaço exterior, prioritariamente devemos perceber qual irá ser a sua principal função. O ideal será conseguir conciliar a zona de lazer e estar com a zona para refeições, complementando o resto da casa e recriando uma divisão sem paredes. Mesmo para aqueles que apenas têm uma pequena varanda com acesso pela cozinha, podem fazer desse espaço o lugar ideal para se estar no final do dia a relaxar e a aproveitar o ar livre.
A escolha dos móveis e do seu material deve ser a maior preocupação, pois estarão sujeitos a altas temperaturas no verão e a muita chuva no inverno. As opções mais viáveis são a madeira em teca, muito resistente e com um aspecto tradicional, o alumínio, económico e versátil, as fibras sintéticas, como a resina e o plástico, e o rotim sintético, moderno e perfeito para ser mantido ao ar livre. Outra das decisões que deve ser tomada é quais as cores e/ou padrões para a decoração deste espaço. Para os que gostam de seguir as tendências, o azul céu, o marfim e os padrões florais são as melhores opções. Uma cor neutra com alguns apontamentos de cor ou simplesmente uma palete de cores monocromáticas, é o ideal para quem gosta de jogar pelo seguro. Para finalizar, só faltam os detalhes, como almofadas, velas, plantas e outras peças de decoração.
Se os almoços de domingo são para ser passados no terraço, as peças-chave são os móveis de refeição, a churrasqueira e o guarda-sol, para entreter a família e os amigos à volta da mesa. Pelo contrário, se fins de semana são para relaxar e apanhar sol, um sofá, um baloiço ou algumas espreguiçadeiras são o vosso primeiro investimento. Para os donos de pequenos espaços, podem procurar mobiliário feito por medida, ou em vez de um sofá, optar por duas poltronas e uma mesa de café.
Os espaços exteriores são cada vez mais vistos como parte integrante da casa, onde se dedica tempo e inspiração para lhes dar o conforto e a sensação de bem-estar. Apesar de no inverno o sofá e a manta serem os nossos companheiros, nesta época, passamos muito tempo ao ar livre e a aproveitar os dias longos e soalheiros, e fazê-lo sem sair de casa é o maior prazer de todos.